sábado, 4 de abril de 2009

Perfil FiX – Professor Recordista em clima de Clássico






Seguindo nossa saga de mostrar os integrantes da equipeFiX, agora é a vez do professor Ângelo Tagore de Cerqueira Barbosa Cesar, só Ângelo para seus alunos. E não poderia haver melhor momento para falarmos com esse cara, que é apaixonado por futebol, ou melhor, pelo sport. Amanhã é dia de Clássico das Multidões, na ilha do retiro, e ele é so esperança de uma vitória contra o maior rival. Recordista quando garoto, Ângelo sabe que o time vai ter que “correr muito para saltar o obstáculo que tem pela frente”.
Ângelo é natural de Caruaru, capital do agreste pernambucano. Ao termino de sua vida escolar básica, teve que se mudar para recife, onde não conhecia absolutamente nada. Perdido, o professor confidenciou aos amigos do blog da academia FiX que só sabia pegar o ônibus que o levaria de onde morava para a faculdade e dela de volta para casa. “ Descia em uma parada que me disseram que ficava perto da universidade. Depois de algum tempo soube que poderia descer bem mais perto, umas duas paradas depois da minha” , confidenciou rindo. Ele é graduado em Educação Física pela Universidade de Pernambuco(UPE), Pos-graduado em musculação e treinamento de força pela Universidade Gama Filho e graduado no curso de bacharelado em direito pela Universidade Católica de Pernambuco.
O direito entrou na vida de Ângelo por influência familiar. Seu pai foi promotor de justiça sendo um incentivo para que ele também buscasse conhecimentos nesta área. “Tudo que nós fazemos hoje em dia tem alguma realção com o direito”, explicou o professor, acrescentando que por esse motivo gosta de estudar a área. Sua grande paixão, no entanto, é o esporte. Isso foi decisivo para que Ângelo jamais abandonasse a vida de professor para se dedicar as ciências juridicas. Paixão que lhe rendeu até um recorde pernambucano. Pois é, nosso professor foi atléta de salto em distância por mais de Dez anos em Caruaru e o dono da melhor marca na categoria mirin no estado do ano de 1991 ao ano de 1998, uma verdadeira façanha! Jogou também futebol e vôlei, sem o mesmo sucesso. Foi na época do salto em distância que a musculação entrou na vida dele. A Musculação fazia parte dos treinamentos e atraiu a atenção do hoje professor.
“Na época dos treinamentos eu comecei a gostar e estudar a musculação. Daí descobri que a parte de musculação e treinamento de força, aquilo que é feito aqui na academia, é a base para todos os esportes olímpicos. Por isso eu me apaixonei. Meu biotipo tambem ajudou a gostar. Eu era muito magrinho e quando comecei a treinar ganhei um pouquinho de massa muscular, o que me motivou” concluiu Ângelo . Ele gosta de seu trabalho na Academia FiX e diz que o diferencial da academia é o material humana. Utilizando-se de uma metáfora, Ângelo disse que muitas academias podem ter grandes estruturas, mas não sabem administrar o capital humano, que é o que move qualquer empresa. “Isso a FiX faz bem. Não adianta ter uma ferrari se você não sabe pilotar. Temos grandes perpectivas de crescimento. Já estamos crescendo e vamos crescer ainda mais”, sentenciou.
Crescimento que ele aponta nos convênios que a academia vem buscando fazer com algumas empresas, como a Celpe, a Contax, o Porto Digital, e ainda com empresas do ramo de preparação para concurso. Alguns dos nossos alunos já fazem um trabalho direcionado para as provas físicas dos concursos públicos existentes. A ideia da academia é criar um plano especial, em parceria com cursinhos preparatórios, para garantir aprovação máxima nas provas de resistência física. Sobre estas provas, Ângelo disse que são bem elaboradas e podem derrubar quem estiver no sedentarismo. “ Ninguem ache que em um mês, um mês e meio, você vai se preparar totalmente para uma prova de concurso público. O brasileiro é muito imediatista, ele geralmente só procura de última hora. Por que não, quando começar a estudar a parte teórica, o aluno não inicia os treinamentos para a prova física”, questionou. Para o professor, esta sincronia pode ajudar não só na aprovação no teste físico, mas pode também, com a melhora no humor e na autoestima, aumentar o rendimento nos estudos.
Fora e dentro da academia, o que Ângelo nunca se esquece e do Sport, time que, segundo ele, é o melhor do Brasil. A brincadeira e a saudável discussão com tricolores e alvirrubros já caracterizam o professor. “ Quando o Sport perde, tem aluno que nem vem malhar no horário, mas aparece só pra me sacanear. Quando eles perdem, já chegam de cabeça baixa. Tudo de uma forma bem saudável”, pontuou o professor. Sua relação com os alunos é de amizade, mas de trabalho. Ele se preocupa em passar segurança e conhecimento, cuidando verdadeiramente do alunoFiX .
Animado para o Clássico de amanhã, ao término da nossa conversa, Ângelo encontrou um aluno tricolor e fez questão de ser fotografado ao lado dele. Como o Santa não perde para o Sport a três anos, a cinco não é derrotado pelo rival na ilha do retiro, assim como Ângelo, os rubro-negros vão ter que saltar longe para quebar o tabu. Sorte aos dois lados. Ângelo, é claro, vai pro jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário